Ah... O amor!


Nessas últimas 2 semanas vimos aqui alguns princípios para vivermos melhor e tornar a vida das pessoas que nos cercam um pouco melhor também... Falamos sobre respeito, paciência e prontidão... E não poderíamos terminar esse assunto sem falar do amor!

Sim, o amor! Ele é o princípio e o fim de todas as coisas... O princípio por que sem ele todas as outras atitudes que falamos anteriormente não são possíveis. Precisamos exercitar o amor todos os dias em gestos de respeito ao próximo, paciência e prontidão!

Seguir o mandamento de Jesus que nos ensina a "Amar o próximo como a si mesmo", essa é a fórmula certa para não nos contaminarmos com o grande mal dessa geração: o egoísmo! O amor é o grande segredo para uma vida plena e feliz...

E é o fim de todas as coisas, pois tudo termina em amor, com amor, por amor! Se estamos vivendo uma vida sem objetivos, eis aqui um belo e sublime objetivo a ser alcançado: AMOR! Ao acordarmos todos os dias precisamos visualizar o grande alvo à frente: amar em cada situação, em cada momento, o máximo de pessoas possíveis... Fazer a diferença por onde quer que passamos... Onde quer que estejamos!

Essa é a magia do amor...

E termino aqui essa breve reflexão com um dos poemas mais lindos que já li... Tão lindo que já inspirou vários poetas (inclusive Camões, Renato Russo), mas coloco aqui o original, escrito por Paulo, discipulo de Jesus e é uma grande lição de amor...

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
.

O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor."

3 Comments:

wadevenga said...

uma vez perguntaram ao tom jobim o que ela achava do amor, e ele disse: que sepois que Paulo escreveu esse capitulo aos corintios todo o resto é redundancia!

Anônimo said...

LINDO O AMOR AH.O AMOR SOU UMA PESSOA APAIXONADA PELA VIDA AMO TODAS AS COISAS QUE ELA NOS OFERECE E QUE POSSO ALCANSAR MAIS TA COMPLICADO A REALIDADE POIS NOS DEIXA SONHAR TÃO POUCO COM TANTA DESTRUIÇÃO ,ÓDIO E VIOLENCIA TEMOS QUE SER MUITO FORTES PARA NÃO SERMOS CONTAMINADOS E TERMOS A ESPERANÇA QUE UM DIA SERÁ DIFERENTE E CERTAMENTE SERÁ BEM MELHOR

Patrícia Proença said...

Andresa!
Eu sou aquele tipo de pessoa só vivo por amor!
E certamente se não fosse ele ...eu nada seria!!!
Queria uma ajudinha,eu ganhei um selinho,mas não sei como pegar, vc pode me explicar?Bjuss no coração!!