Prontidão...


Voltando àqueles princípios básicos para se viver melhor, creio que existe um que não é muito valorizado, porém, importantíssimo! Chamei-o aqui de prontidão, mas poderia chamá-lo também de disposição, de cuidado, ou até mesmo de colaboração, doação!
Me refiro àquela atitude básica de nos colocarmos à disposição das outras pessoas sem segundas intenções... Queria muito achar uma palavra que definisse ao certo o oposto de egoísmo, mas não pude nomeá-la. Talvez altruísmo, solidariedade... não sei! Mas creio que quando deixamos o egoísmo de lado, passamos a nos importar mais com os outros, e nos damos a oportunidade de sermos melhores. Sim, pois quando passamos a olhar para além do nosso umbigo percebemos que nossos problemas não são nada! Quando nos dispomos a caminhar com alguém não precisamos nos preocupar com depressão, ou monotonia... Pois nossa mente passa a se ocupar com coisas que realmente importam!
Acredito que a maioria dos males da atualidade sejam causados pelo egoísmo... Sim, a nossa sociedade tornou-se egoísta, nossas crianças crescem egoístas... E as pessoas que tentam agir de forma diferente são chamadas de loucas, de bobas! Aprendemos a nos amar acima de tudo, nos valorizar sobre todas as coisas, nos preocupar primeiro conosco, e assim por diante... Pensar no próximo virou algo ultrapassado. Mas nunca estivemos tão doentes, tão solitários!
Esquecemo-nos que o homem foi criado para viver em comunhão uns com os outros! Prontidão! Eis aqui algo que poderia ajudar muito nos dias de hoje... Não ajudar somente àqueles que necessitam de cuidado não, mas sobretudo, ajudar àqueles que podem oferecer a ajuda! (confuso?)
Ser prontos em ouvir, em nos doar, em doar nosso tempo, em colaborar com algo que está ao nosso alcace, prontos em oferecer nossos dons e talentos a quem precisa... a dispensar nosso pensamento além do círculo que envolve a nós e a nossa vida...
Enfim... Prontidão em amar sem exigir nada em troca. Mas isso já é um novo assunto!

3 Comments:

dante said...

Alguem, certa vez disse: "É hora de deixar de ser egoista e pensar mais em mim!" Tenho certeza que esse autor (óbviamente não identificado) usou de cinismo para se referir àqueles que esperam serem atendidos "prontamente". Gosto de chamar esses seres de AB+, receptores universais. Já estou cansado disso e, quero registrar meu protesto dizendo: Conte comigo PRONTAMENTE!

Anônimo said...

doar palavra tão pequena mais com um poder sem limites pratique-a´é bom para voce é bom para o seu próximo

wadevenga said...

que DEus possa me ensinar a estar sempre pronto pra ouvir, ajudar e fazer sem questionar ou murmurar.