AN SI E DA DE

"Lançai sobre Deus toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!"

Tenho vivido e experimentado na pele esse versículo... Tudo aquilo que gera ansiedade em meu coração, tenho aprendido a entregar nas mãos de Deus. Se eu não posso fazer, pra que ficar me martirizando? Tenho um Deus que pode todas as coisas... e Ele é especialista nos detalhes!

Nesse dia tão especial de minha vida, quero aqui louvar o nome do Senhor! Sei que foi Ele quem me sustentou esses anos, colocou perseverança em meu coração quando a vontade era jogar tudo pra cima e proveu todas as minhas necessidades (emocionais e financeiras). Além de trazer VIDA pra minha vida, esse Deus ainda cuida de mim nos detalhes que só Ele sabe que eu valorizo!

Meu coração hoje canta assim:

"O agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel,
No começo tem provas amargas,
Mas no fim tem o sabor do mel
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução,
Até nas cinzas ele clama e Deus atende, lhe protege,
lhe defende, com as suas fortes mãos
Você é um escolhido e a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora,
Mas amanha você irá sorrir,
Deus vai te levantar das cinzas e do pó,
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido,
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te vê há de falar,
Ele é mesmo escolhido.
Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor,
E que se Deus quer agir ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou,

Quem te viu passar na prova e não te ajudou,
Quando ver você na benção vão se arrepender,
Vai estar entre a platéia e você no palco,
Vai olhar e ver Jesus brilhando em você,

Quem sabe no teu pensamento você vai dizer,
Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel,
Na verdade a minha prova tinha um gosto amargo,
Mas minha vitória hoje tem sabor de mel,
Tem sabor de mel, tem sabor de mel,
A minha vitória hoje tem sabor de mel."

Obrigada Senhor!

As TPM's


É impressionante como lemos ou ouvimos falar desse período crítico que passam as mulheres... São psicólogos, ginecologistas, especialistas na questão, maridos, filhos... Enfim, todos que direta ou indiretamente já sofreram ou sofrem algum dano provocado pela TPM se sentem no direito de falar alguma coisa a respeito do assunto. Mas acredito que somente uma mulher, que passa por isso, “todo santo mês”, é quem realmente tem propriedade pra falar, escrever e até mesmo rir dos efeitos e das causas da TPM... O restante é intriga da oposição!
Não entendo como essa sigla tornou-se tão conhecida de uns tempos pra cá... E quando digo que é conhecida, é conhecida mesmo. Até mesmo as crianças sabem o que é TPM: “A mamãe está com TPM”. “– Ah sim, vamos deixar a mamãe sossegada!” Alguém já viu uma criança entender sobre siglas: Pergunte a qualquer uma o que quer dizer ONU, FMI, ENADE, ou LDB... Muito difícil alguma criança responder. Mas se perguntar o que é TPM, os olhinhos já brilham, sai aquele sorrisinho maroto e elas têm uma reposta bem humorada na ponta da língua. Não sei se é por vingança, pelo prazer de “ter o gostinho” de dar o troco, ou mera maldade humana... Mas a maioria das pessoas sente uma profunda satisfação ao discorrer sobre o assunto.
Poderíamos definir aqui o significado desta “famosa” sigla (do ponto de vista feminino, é claro!). Não seria então só uma TPM, mas várias... Pois, Tudo Parece Me: Irritar, incomodar, confrontar, magoar, ignorar, desanimar, entristecer, estressar, descontrolar, e por aí vai... São tantas sensações que afloram de uma hora pra outra, que até mesmo o “nosso” lado intelectual não aguenta. Deve ser por isso, que sempre após a esse período, fica aquela sensação de: “Eu não acredito que falei isso, ou briguei por aquilo, gritei por aquilo outro, ou até mesmo chorei por essa bobagem!” É triste, muito triste... E embora muitos (homens) duvidem da veracidade dos fatos, é real... Profundamente real!
Não estou aqui para julgá-los. Longe de mim. Talvez se eu fosse um homem também não entenderia, acharia “pura frescura” o que se passa no interior das mulheres... Deve ser muito difícil mesmo, compreender como a mulher que os acompanha, ou trabalha na mesa ao lado, de uma hora pra outra, começa a cobrar tarefas, sejam elas uma simples assinatura ou as roupas jogadas pelo chão, a falta de compreensão, a colaboração ausente: “Meu bem, ontem (e nunca) eu não lavei a louça, e nem por isso você quis me matar!” Eu estou convencida é que durante a TPM, que nós mulheres, nos libertamos das “boas maneiras, das atitudes convencionais”, pois lá no profundo, sempre esperamos ser ajudadas, escutadas, compreendidas, paparicadas... Mas em “nosso estado normal” a sensatez nos impede de “surtar” por cada desejo não realizado, pois a lei do bem-viver fala mais alto.
A realidade é que chega a ser irônico... Mas a mesma sensibilidade que nos faz tão compreensivas, amáveis, pacientes, boas mães, esposas dedicadas, é a sensibilidade que extravasa durante esse período e todas as boas qualidades se revertem. É irônico também que é justamente nessa fase que mais precisamos de tolerância, compreensão, carinho... E conseguimos afastar a todos que nos cercam com um simples olhar! As pessoas à nossa volta quando percebem o que está acontecendo já passam longe, ignoram nossas atitudes e não levam a sério nossas palavras. Mas é fato, não adianta fugir dele, mais dia, menos dia, as TPM’s irão nos afetar... Seja do lado de cá ou do lado de lá.

Fortaleceron B4

No primeiro ano da minha faculdade enquanto estudávamos tipologias textuais, minha querida professora "gramatiqueira" (a Eliana) nos pediu para inventarmos um remédio e criar uma bula pra ele. Eu coloquei 30 promessas (sabe, aquelas tirinhas de papel cartão com um versículo bíblico cada) em uma caixinha de remédios e então, surgiu o fortaleceron B4. Foi bem legal, pois enquanto lia a bula, cada aluno e professor presentes na sala de aula foi "medicado" com uma promessa!


Apresentação
Embalagem contendo 30 promessas

Composição
Cada promessa contém:
Paz, ânimo, alegria, entusiasmo, amor.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:
-Fortaleceron B4 é uma vitamina com ação imediata, específica para o tratamento de infecções agudas ou amenas na alma e nos sentimentos.
-O uso do produto é recomendado para pacientes de qualquer idade, inclusive durante a gestação e lactação.
-ESSE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO AO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
-Identificação: Fortaleceron B4, foi extraído diretamente do Criador, por isso contém palavras de vida. Difere dos outros compostos, por apresentar um radical que age diretamente na alma.
-Mecanismo de Ação: As evidencias experimentais demonstraram que a atividade de Fortaleceron B4 verifica-se através da inibição de sintomas desagradáveis por bloqueio de sensações não desejadas.
-Farmacologia: As palavras de vida são rapidamente absorvidas pela alma, iniciando a redução dos sintomas em 10-30 segundos.
-Fortaleceron B4 não ocasiona quaisquer fenômenos de acúmulo, mesmo após administração repetida, demonstrando uma ótima tolerabilidade sistêmica e mental.

INDICAÇÕES:
O uso de Fortaleceron B4 é indicado em todas as doenças que atingem a alma: depressão, tristeza, desânimo, decepção, frustração, cansaço, desgosto, stress, nervosismo, baixo-estima, carência, solidão, infelicidade.

CONTRA INDICAÇÕES:
Fortaleceron B4 é contra indicado aos portadores de incredulidade, indivíduos que não possuam fé. Dessa forma o produto não fará nenhum efeito.

PRECAUÇÕES:
O produto deve ser administrado com cautela a pacientes que não são pré-dispostos a mudanças abruptas no estado emocional.

REAÇÕES ADVERSAS:
Em determinadas ocasiões podem ocorrer alegria intensa, aceleração cardíaca, paz incontrolável. Necessidade de compartilhar o amor recebido.

POSOLOGIA:
Fortaleceron B4 deve ser administrado de 1 a 10 vezes ao dia, ou sempre que aparecer os sintomas da doença. De preferência administrar o produto ao acordar, pois o efeito se prolongará no decorrer do dia.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”. (Salmo 119.105)

Chá de sumiço...


Pois é gente...

Eu sei, eu sei que sumi... Mas foi involuntariamente (É, podemos dizer que sim). Vocês sabem aquele velho ditado: "Casa de ferreiro, espeto de pau!" É justamente isso! Embora o meu marido trabalhe com manutenção de computadores e tenha um provedor de internet, essa última semana fiquei sem acesso ao mundo... Trágico!

Tudo me fez muita falta nesses dias, mas garanto que o que mais me deixou com saudades, foi o bloguinho aqui! Estava "agoniada" em saber que ele estava assim... Largado, sem nada de novo...

Mas enfim, voltei! E está explicado o meu chá de sumiço. Obrigada a todos que me enviaram emails e recadinhos querendo saber "o que tinha acontecido"... Fico profundamente feliz com o carinho dos amigos leitores. Beijo no coração!


Bem, tenho uma dica excelente de leitura: Acabo de ler a "Coleção Melhores Crônicas - Ignácio de Loyola Brandão". Simplesmente fan-tás-ti-co! Eu já era fã de carteirinha desse escritor, o conheci pessoalmente ano passado no COLE (Congresso Nacional de Leitura), onde ele ministrava aos professores uma agradável palestra... Acredito que em toda a minha vida escolar e profissional, jamais participei de uma palestra tão leve, engraçada e prática... Foram as 3 horas de ministração mais rápidas e agradáveis que pude presenciar. E essa coletânea de crônicas de Loyola Brandão não deixa nada a desejar... São 110 textos selecionados e retratam com simplicidade e ironia algumas "cenas" do nosso cotidiano. Pra quem então, gosta de uma ótima leitura, esse livro é imperdível! (Qualquer hora eu posto uma dessas crônicas aqui).

Pra não perder o "fio da meada", eu já comecei a ler um outro livro do mesmo autor, mas é um romance ficcional... "Não verás país nenhum." Estou amando também... Mas só depois de terminá-lo contarei os detalhes aqui.
Um beijo e até. (breve, espero!)

Frase da semana



"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar. "

(Clarice Lispector)

Sobre blog, leitura e muito frio...


Sempre falei que gosto muito do frio, e gosto mesmo... Mas acontece que está MUITO frio... Esses três últimos dias têm sido con-ge-lan-tes! Tenho a impressão que a ponta dos meus dedos(tanto das mãos, como dos pés) está a ponto de paralisar do frio! Queria muito poder ficar em baixo das cobertas, lendo, assistindo um bom filme ou dormindo mesmo...

Falando em leitura tenho duas dicas ótimas: acabo de ler (novamente) o "Pequeno Príncipe" para o meu filho mais novo: O Samuel. E simplesmente é uma literatura fantástica! Já perdi a conta de quantas vezes li... Mas não tem uma vez sequer que eu leia e não me emocione... É impressionante como essa história pode atingir a tantas faixas etárias e ser tão marcante. Meu filhinho amou... No decorrer da história eu ia mostrando as gravuras pra ele e explicando algumas coisas que não entendia, mas gravou em seu coração a história do principezinho que morava em um planeta bem pequenininho e tinha uma flor muito exibida! Já para nós que somos grandinhos, o livro leva a uma reflexão maravilhosa sobre a amizade, lealdade e humildade... Sem palavras, só lendo mesmo pra saber!

Outra dica excelente de leitura é de um blog novo, mas muito bom! É o Blog do Wade, que também é um amigo do meu marido e escreve muito bem! Ele é músico, compositor, professor de inglês e uma pessoa maravilhosa... Ah! E também é o pai do Beni, que por sua vez é o amigo de aventuras do Samuel... Então, vai a dica :
http://wadevenga.blogspot.com, um espaço cheio de belas reflexões!
Pois é gente, no mais...
Um ótimo fim de semana a todos, um beijo pra aquecer o coração... E até!

(Só a título de curiosidade: o Wade está de boné ao lado do Samuel e do Célio - meu marido! O casal lindinho da esquerda é o Dante e a Nádia! Um beijo a todos!)

Simplesmente Mário Quintana...

Só uma amostrinha do porquê eu AMO Mario Quintana. Selecionei algumas frases memoráveis do poeta. Mas para quem nunca o leu e o conhece só de ouvir falar, vai a dica de uma excelente e descontraída leitura... Não sei vocês, mas nesse friozinho, nessa chuvinha... Nada melhor que uma boa xícara de café acompanhada de uma boa leitura!

Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado.
Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja.
A
amizade é um amor que nunca morre!
O
luar é a luz do sol que está dormindo...
Viajar é mudar o cenário da solidão.
A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta.
Enforcar-se é levar muito a sério o nó na garganta.
Sonhar é acordar-se para dentro.
A
alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.
Poesia, uma maneira de falar sozinho.
Autodidata é um ignorante por conta própria.
O
silêncio é um espião.
O
despertador é um acidente de tráfego de sono.
A
eternidade é um relógio sem ponteiros.
A
mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.
A
recordação é uma cadeira de balanço embalando sozinha.
Linha Curva - O caminho mais agradável entre dois pontos.
Linha Reta -Linha sem imaginação.
Vento -Pastor das nuvens.
Infância - A vida em tecnicolor./ Velhice - A vida em preto-e-branco.
Melancolia - Maneira romântica de ficar triste.

Procusto, uma história muito interessante!


Na mitologia grega encontramos uma figura bem interessante, porém, muito cruel... Trata-se de um malfeitor chamado Procusto que habitava em uma floresta e possuía uma cama de ferro com a medida exata de sua estatura. Todos os visitantes de Procusto eram forçados a deitar em sua cama e os que eram demasiados altos, tinham o excesso de seu comprimento amputados de modo à se encaixarem na cama. Por outro lado, os visitantes de menor estatura eram esticados até alcançarem o comprimento suficiente.

Conheci essa história bem no início da faculdade, onde o linguista Marcos Bagno comparava as atitudes de Procusto com os métodos tradicionais de ensino que possuíam um molde exato. Os alunos deveriam se encaixar perfeitamente nesse molde, não importando se tivessem de ser amputados ou esticados para isso.

Para os mais jovens talvez essa história não faça muito sentido (como a luta pela liberdade de expressão não fazia muito sentido pra mim, pois já conheci uma sociedade livre, diferente das pessoas que tiveram que lutar por essa liberdade no período da ditadura militar). Hoje os métodos educacionais estão bem mais flexíveis, o aluno pode pensar por si mesmo, é incentivado a criar "seu próprio" método de aprendizagem e é estimulado pelo professor (pelo menos deveria) a ter um olhar crítico diante de tudo que o cerca... O aprendizado vai muito além das quatro paredes da sala de aula, ou à cama de Procusto.

Mas se pararmos para refletir, esse mito de Procusto vai além, muito além da área específica da Educação, pois representa a intolerância do homem em relação ao seu semelhante. Precisamos tomar o cuidado para não agir da mesma forma, pois a nossa tendência é sempre criar "nossos padrões" de vida, de pensamento, de atitudes, de conceitos e "pré-conceitos"...
Amputamos e esticamos muitas pessoas com justificativas banais, e em uma sociedade tão individualista, essas atitudes são consideradas "normais", - Quem já não foi amputado ou cortado algum dia? Quantas vezes já nos sentimos "marionetes" nas mãos de alguém ou de um sistema que insiste em ditar regras?
Não temos o direito de podar as pessoas, seu modo de ver e viver a vida, simplesmente por elas não se encaixarem ao nosso padrão... Assim como ninguém tem esse mesmo direito de limitar nossas ações. Respeito acima de tudo!

Muito... Mas muito feliz!


Hoje é um dia daqueles muito especiais...
Estou sentindo uma alegria tão grande, mas tão grande... Que se fossem tirar uma foto minha por dentro, tudo que há dentro de mim sairia pulando! É verdade, isso é o mais próximo que eu posso chegar tentando descrever o que sinto nesse exato momento.
É muito engraçado quando conseguimos atingir um objetivo... Anos e anos sonhando, planejando, se preparando, sonhando mais ainda... E de repente: eis que surge!
Parece até surreal. Mas sempre que me entendi por gente, sonhava em dar aula no colégio que estudei. Sim, me realizei estudando no Colégio Salesiano, foi uma época mágica e inesquecível... E saí de lá dizendo que um dia voltaria como professora.
Idas e vindas à parte (pois a vida não é exatamente como pensamos ser quando se é adolescente) meu sonho sempre esteve ali... Nunca imaginei que seria tão rápido, inesperado, surpreendente. Mas foi!
Sei que Deus conhece meu coração e sonda os desejos mais profundos... Sempre soube que meus esforços não foram em vão e que essa minha paixão pelos estudos, pelas letras e pela sala de aula foram plantadas dentro de mim por Ele!
Sinto-me constrangida diante de um Deus tão cuidadoso nos detalhes... Que além de prover o que eu preciso, provê também o que eu sonho! E termino aqui com uma mensagem, que com certeza, está falando de mim...

"Quando o SENHOR restaurou a Sorte de Sião, ficamos como quem Sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, SENHOR, a nossa Sorte, como as torrentes do Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltarão com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmo 126.

Humor do Dante...

Mais uma piadinha "bem humorada" do querido Dante, que agora também aderiu à febre dos blogs e possui o seu espaço para compartilhar um pouquinho das suas reflexões acerca do mundo. É o primeiro professor de Matemática que eu conheço que escreve tão bem! Vale a pena conferir... Vai a Dica de uma excelente leitura: http://dantetomio.blogspot.com/


SEFOIA

SEFOIA: Enfermidade ainda não bem estudada pela classe médica. Entretanto, milhões de pessoas em todo mundo padecem deste mal e esperam a aprovação da Organização Mundial de Saúde para que se estude e se encontre a cura para esta mortal enfermidade que, cada dia, é adquirida por milhares de pessoas. VEJA A POSSIBILIDADE DE VOCÊ SER PORTADOR:

1.- Se um café te provoca insônia.

2.- Se uma cerveja te leva direto ao banheiro.

3.- Se tudo te parece muito caro.

4.- Se qualquer coisa te altera.

5.- Se todo pequeno excesso alimentar te provoca aumento de peso.

6.- Se a feijoada "cai" como chumbo no estômago.

7.- Se o sal sobe a tua pressão arterial.

8.- Se em uma festa pedes a mesa mais distante possível da música e das pessoas.

9.- Se o amarrar os sapatos te produz dor nos quadris.

10.- Se a TV te provoca sono.

Todos esses sintomas são prova irrefutável que padeces de Sefoia

SE-FOI-Ajuventude!!!

Diga-me o que compras... E eu direi quem tu és!


Fazer compras no supermercado não é meu programa favorito. Sempre acabo fugindo da minha lista e gastando mais que o previsto... Por outro lado nunca consigo agradar a todos em casa com as minhas escolhas: os filhos principalmente! Nunca estão satisfeitos, sempre esperam mais. Quanto mais crescem, mais difícil fica de agradar... Ah, geralmente saio do mercado com dor de cabeça, e fico com uma maior ainda quando chego em casa e tenho que guardar tudo!

Mas me divirto muito esperando na fila pra passar no caixa... É, gosto de observar os carrinhos ao meu redor... Muito interessante ficar analisando as compras alheias... Não sei se todos fazem isso, às vezes penso que sou meio doida, que tenho alguns comportamentos "estranhos" aos padrões normais... Mas a verdade é que o carrinho de supermercado revela mais coisas sobre quem o empurra do que podemos imaginar!

Por exemplo, vou começar pelo meu carrinho... Acho ele muito previsível... É o típico carrinho de compras da família classe média. Sim! Muito arroz, feijão, macarrão, batatas, bolacha, produto de limpeza e várias coisas usadas por quem tem o hábito de cozinhar "todo santo dia". Somente uma coisa ou outra de comida instantânea (aquelas das caixinhas que são sinônimos de comidas rápidas e CARAS!), só para eventuais imprevistos...

Às vezes fico meio triste com meu carrinho, principalmente quando ao meu lado tem algum cheio de coisas práticas (caras)... Várias e várias caixinhas... De vários tamanhos e cores... Um mínimo de produto de limpeza... Claro, comida pronta não faz tanta sujeira! Certamente o dono desse carrinho tem uma cozinha sempre brilhando... Deve ser uma pessoa muito ocupada e meio solitária.

Também tem o carrinho saudável! Ah... Como admiro esse tipo de carrinho... Tudo à base do integral, natural e bem dosado. Nada de exageros... Abaixo a gordura! Acho muito "chique" um carrinho desses... Geralmente vem acompanhado por objetos requintados e de bom gosto... Certamente o dono desse carrinho não tem crianças. Sim, não dá pra manter a pose com crianças, nem ter objetos sofisticados e muito menos fazer comida integral! Até eu que já sou crescidinha não consegui aderir ao "natural" com naturalidade... (quem sabe um dia!)

Mas o assunto das crianças me fez lembrar de um outro tipo de carrinho... Mas esse eu procuro passar longe... É aquele cheio de fraldas, lenços umedecidos, mingau, etc, etc... Não gosto nem de lembrar! Bebê é muito fofo, muito lindo, amo, amo! Mas só quem já passou por essa fase sabe o que é uma casa com bebê! Choro à noite, troca de fralda toda hora, pilhas e pilhas de roupinhas pra lavar, passar, guardar, vestir, tirar, lavar, passar... Toda hora é hora de fazer alguma coisa com o bebê: se já mamou, então é hora de trocar. Se o sol está quentinho é hora de dar banho... E quando o neném dorme é hora de cuidar de TODA a casa, até que ele acorde e começa tudo de novo... Definitivamente esse carrinho me lembra... barulho, stress, muito sono... Não, muito obrigada!

Prefiro mesmo o meu carrinho "classe média" que deixa meu marido goiano satisfeito com as refeições a serem preparadas e com o valor, que mesmo ultrapassando o desejado, ainda fica dentro do orçamento...

É claro que existem vários outros tipos de carrinho de compras... Os exagerados (que de duas, uma: vem de uma família muito grande ou de uma família com mania de grandeza!) Talvez o pai ou a mãe já tenha passado alguma dificuldade um dia e não suporta a ideia de ver a geladeira ou os armários vazios... É, tem dessas coisas!

A verdade é que são tantos tipos de carrinho que poderia ficar inumerando-os aqui por várias e várias linhas... Poderíamos categorizá-los por tamanho de família, componentes familiares, faixa etária e classe social... Mas creio que não convém fazer isso, correria o risco de tornar-me cansativa e de os meus leitores julgarem-me doida também! (Uma coisa é eu me achar doida. Tudo bem, trata-se de eu mesma... Posso achar e "desachar" a qualquer momento... Mas a opinião de um terceiro, isso já é outra coisa!)

Mas fala a verdade: o carrinho de compras mostra muito mais sobre nós mesmos do que podemos imaginar! E você, já sabe qual é o tipo do seu carrinho? Não espere me encontrar numa fila dessas no caixa pra descobrir!

Mulheres (Luís Fernando Veríssimo)


Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.

Pare para refletir sobre o sexto-sentido.
Alguém duvida de que ele exista?

E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?

E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?

E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque “vai fazer frio”. Você não leva. O que acontece? O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
“Leve um sapato extra na mala, querido. Vai que você pisa numa poça…”
Se você não levar o “sapato extra”, meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado…

O sexto-sentido não faz sentido!

É a comunicação direta com Deus!
Assim é muito fácil…
As mulheres são mães!

E preparam, literalmente, gente dentro de si.
Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal?

E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.
Fala-se em “praga de mãe”, “amor de mãe”, “coração de mãe”…

Tudo isso é meio mágico…
Talvez Ele tenha instalado o dispositivo “coração de mãe” nos “anjos da guarda” de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).

As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam?

Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens…

É choro feminino. É choro de mulher…

Já viram como as mulheres conversam com os olhos?

Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar.
Quantos tipos de olhar existem?

Elas conhecem todos…

Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.

EN-FEI-TI-ÇAM !

E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro!
Embora algumas disfarcem e estudem Exatas…

Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era “um continente obscuro”.
Quer evidência maior do que essa?
Qualquer um que ama se aproxima de Deus.
E com as mulheres também é assim.

O amor as leva para perto d’Ele, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem “estar nas nuvens”, quando apaixonadas.
É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.
E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.
Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.
Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor.
É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.
E levitam.
Algumas até voam.
Mas os homens não sabem disso.
E nem poderiam.
Porque são tomados por um encantamento que os faz dormir nessa hora.”

Ah... O amor!


Nessas últimas 2 semanas vimos aqui alguns princípios para vivermos melhor e tornar a vida das pessoas que nos cercam um pouco melhor também... Falamos sobre respeito, paciência e prontidão... E não poderíamos terminar esse assunto sem falar do amor!

Sim, o amor! Ele é o princípio e o fim de todas as coisas... O princípio por que sem ele todas as outras atitudes que falamos anteriormente não são possíveis. Precisamos exercitar o amor todos os dias em gestos de respeito ao próximo, paciência e prontidão!

Seguir o mandamento de Jesus que nos ensina a "Amar o próximo como a si mesmo", essa é a fórmula certa para não nos contaminarmos com o grande mal dessa geração: o egoísmo! O amor é o grande segredo para uma vida plena e feliz...

E é o fim de todas as coisas, pois tudo termina em amor, com amor, por amor! Se estamos vivendo uma vida sem objetivos, eis aqui um belo e sublime objetivo a ser alcançado: AMOR! Ao acordarmos todos os dias precisamos visualizar o grande alvo à frente: amar em cada situação, em cada momento, o máximo de pessoas possíveis... Fazer a diferença por onde quer que passamos... Onde quer que estejamos!

Essa é a magia do amor...

E termino aqui essa breve reflexão com um dos poemas mais lindos que já li... Tão lindo que já inspirou vários poetas (inclusive Camões, Renato Russo), mas coloco aqui o original, escrito por Paulo, discipulo de Jesus e é uma grande lição de amor...

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;

não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
.

O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor."

Prontidão...


Voltando àqueles princípios básicos para se viver melhor, creio que existe um que não é muito valorizado, porém, importantíssimo! Chamei-o aqui de prontidão, mas poderia chamá-lo também de disposição, de cuidado, ou até mesmo de colaboração, doação!
Me refiro àquela atitude básica de nos colocarmos à disposição das outras pessoas sem segundas intenções... Queria muito achar uma palavra que definisse ao certo o oposto de egoísmo, mas não pude nomeá-la. Talvez altruísmo, solidariedade... não sei! Mas creio que quando deixamos o egoísmo de lado, passamos a nos importar mais com os outros, e nos damos a oportunidade de sermos melhores. Sim, pois quando passamos a olhar para além do nosso umbigo percebemos que nossos problemas não são nada! Quando nos dispomos a caminhar com alguém não precisamos nos preocupar com depressão, ou monotonia... Pois nossa mente passa a se ocupar com coisas que realmente importam!
Acredito que a maioria dos males da atualidade sejam causados pelo egoísmo... Sim, a nossa sociedade tornou-se egoísta, nossas crianças crescem egoístas... E as pessoas que tentam agir de forma diferente são chamadas de loucas, de bobas! Aprendemos a nos amar acima de tudo, nos valorizar sobre todas as coisas, nos preocupar primeiro conosco, e assim por diante... Pensar no próximo virou algo ultrapassado. Mas nunca estivemos tão doentes, tão solitários!
Esquecemo-nos que o homem foi criado para viver em comunhão uns com os outros! Prontidão! Eis aqui algo que poderia ajudar muito nos dias de hoje... Não ajudar somente àqueles que necessitam de cuidado não, mas sobretudo, ajudar àqueles que podem oferecer a ajuda! (confuso?)
Ser prontos em ouvir, em nos doar, em doar nosso tempo, em colaborar com algo que está ao nosso alcace, prontos em oferecer nossos dons e talentos a quem precisa... a dispensar nosso pensamento além do círculo que envolve a nós e a nossa vida...
Enfim... Prontidão em amar sem exigir nada em troca. Mas isso já é um novo assunto!

Frase da Semana


"SE TENS UM CORAÇÃO DE FERRO BOM PROVEITO. O MEU FIZERAM -NO DE CARNE E SANGRA TODOS OS DIAS." (JOSÉ SARAMAGO)

Sobre melancolia e saudosismo...


Ahhh.... (silêncio profundo)
Esperei tanto por esse dia!
Anos e anos sonhando e ansiando por meu último dia de aula!
Pois bem... Chegou... Meu último dia na universidade como aluna!
Só não imaginei que ele seria tão triste e tão cheio de saudades...
O grande problema, é que quando sonhava com esse dia
Não contava com as amizades que surgiriam...
Sim.. Como pensar em amigos que nem conhecia?
E no decorrer desses 4 anos essas pessoinhas foram surgindo...
Surgindo como quem não quer nada...
A princípio tão estranhos, tão distantes...
Mas os dias foram se passando e as afinidades aflorando...
Os conhecidos tornaram-se colegas, os colegas amigos...
Hoje olho pra todos como irmãos!
Irmãos de uma caminhada que não foi fácil,
Aprendemos a conviver com os defeitos e qualidades de cada um...
Concordamos tanto... Discordamos mais ainda...
Sorrimos e choramos... Aplaudimos e brigamos!
Mas sim... com a presença de cada um, a caminhada se tornou mais divertida...
E hoje, principalmente hoje, choramos!
Choramos por saber que nossas noites jamais serão as mesmas!
Por saber que cada um seguirá seu próprio caminho...
E que esses anos de caminhada serão lembrados por toda a nossa vida!
E termino esse post saudoso deixando um beijo no coração dessas pessoinhas...
Aline, Bruno, Diana, Gessica, Gisele, Iveline, Janaina, Kátia, Renato, Thiago
(em ordem alfabética pra não ser injusta...)
Os eternos calouros de Letras!