Princípios básicos para se viver bem...

Bem, durante essa semana eu vou falar um pouquinho aqui no blog sobre alguns princípios fundamentais para alcançarmos a tão desejada felicidade... Princípios para termos e também proporcionarmos uma vida melhor aos que estão a nossa volta... Acredito que alguns desses princípios andam "meio" engavetados, mas prefiro pensar que fazem parte do ser humano, apenas não estão sendo muito praticados!

E começo essa série de reflexões com um princípio pra lá de básico: Respeito!

Sabe aquela velha frase: Educação é bom e eu gosto!?

Pois é, muitas vezes me pergunto aonde a educação e o respeito foram parar. Não consigo assimilar muito bem, como em tão pouco tempo essa atitude foi tão desprezada! Como trabalho com Educação e estou sempre envolvida com adolescentes e jovens, tenho essa mania de comparar muito as atitudes de hoje com as de algum tempo atrás (tá bom... do meu tempo!) É simplesmente inexplicável essa mudança de comportamento. Coisas simples como saber escutar, esperar, valorizar os outros, ceder um lugar à alguém mais velho, ter o cuidado com o "palavreado" diante de alguém desconhecido... é muito difícil percebermos essas atitudes nos dias de hoje.

E o pior de tudo é que esse tipo de comportamento não está presente somente na vida dos adolescentes e jovens não. Tem muito "barbado" por aí fazendo o seu "showzinho" e ainda por cima se achando o máximo. Gente que a todo custo quer ganhar proveito das situações e não têm o mínimo respeito por quem estiver a sua frente...

Esse sábado eu fui ao cinema com meu filho mais novo, que está completando 5 anos essa semana, e a fila pra comprar pipoca estava IMENSA! Quando me dei conta, várias mães estavam "furando a fila" e comprando a pipoca na frente de nós que estávamos esperando a mais tempo. Meu filho me olhou com seus olhinhos brilhantes e na hora me falou: "Ai mãe, vai ali... Todo mundo tá pegando pipoca pelo ladinho..." Eu pensei imediatamente... "Que tipo de exemplo essas mães estão dando aos seus filhos? Uma bela lição de falta de respeito com os outros!"

É claro que eu não furei a fila e esperei um tempo maior pra pegar a pipoca, mas o meu filho pelo menos, aprendeu que as pessoas que estavam à nossa frente mereciam receber a pipoca primeiro... e que era muito feio tentar enganar os outros.

Os exemplos valem mais do que mil palavras... E o respeito vale mais do que a pompa e as aparências perfeitas! A partir do momento em que respeitarmos mais, seremos mais respeitados... Afinal de contas o respeito não é imposto, e sim conquistado!

2 Comments:

Anônimo said...

infelizmente amore hoje em dia levar vantagem é moda e basico os valore s foram se perdendo no tempo e tá muito dificil de resgata-los mais sempre há tempo para mudar nas pequenas coisinhas vamos fazer a diferença ...ROSANGELA

Anônimo said...

La ringrazio per Blog intiresny