Paciência

Voltando a refletir mais um pouquinho sobre certas coisas que podem tornar nossa vida melhor, lembro-me aqui de algo muito simples... Mas simples mesmo: a paciência!

E por incrível que pareça vivemos hoje o mundo do "fast food", tudo tem que ser pra ontem... Não podemos mais esperar no telefone, na fila do banco... Cartas são ultrapassadas, mal temos paciência pra esperar uma resposta de email... O telegrama que era tão eficiente, tornou-se obsoleto!

Tudo o que fazemos é com pressa... correndo... E essas atitudes refletem diretamente em nosso interior! A pressa não está somente nas atitudes, mas em nosso coração... em nosso olhar! Necessitamos reaprender a nos relacionar melhor para vivermos melhor e proporcionar uma vida melhor aos que nos cercam! Sabe aquela coisa de parar pra escutar de verdade? Olhar nos olhos, se preocupar realmente com as pessoas?

A humanidade precisa de paciência pra ser realmente humana! Como já dizia Chaplin: "Não somos máquinas! Homens somos!" Deixamos de apreciar tanta coisa pela falta de tempo... Muitas vezes estamos na correria desenfreada do dia-a-dia e não paramos pra dar um bom dia, uma boa tarde... não observamos as paisagens, os simples atos de carinho dos filhos... Perdemos a oportunidade de fazer saber como admiramos os pais, os filhos, os mestres... Tudo por que não temos paciência pra parar um pouco!

Creio que as pessoas mais idosas são realmente as mais sábias! E ironicamente desdenhamos essa "calma", essa "paciencia absurda"... Não conseguimos enxergar essas atitudes como atitudes de maturidade! Certamente é pela falta de paciência que os asilos estão cada dia mais cheios... (Com quem aprenderemos a ter paciência?) Provavelmente é pela falta de paciência que o infartos estão ocorrendo cada vez em pessoas mais jovens... Os filhos não encontram paciência nos pais... como esperar paciência neles?

Temos paciência pra checar uma caixa repleta de emails diariamente, sem contar o tempo que perdemos em sites de relacionamento... E nossos relacionamentos reais? Temos paciência para eles? Os valores estão trocados... Em que ponto as simples coisas que realmente importam perderam o sentido?

Princípios básicos para se viver bem...

Bem, durante essa semana eu vou falar um pouquinho aqui no blog sobre alguns princípios fundamentais para alcançarmos a tão desejada felicidade... Princípios para termos e também proporcionarmos uma vida melhor aos que estão a nossa volta... Acredito que alguns desses princípios andam "meio" engavetados, mas prefiro pensar que fazem parte do ser humano, apenas não estão sendo muito praticados!

E começo essa série de reflexões com um princípio pra lá de básico: Respeito!

Sabe aquela velha frase: Educação é bom e eu gosto!?

Pois é, muitas vezes me pergunto aonde a educação e o respeito foram parar. Não consigo assimilar muito bem, como em tão pouco tempo essa atitude foi tão desprezada! Como trabalho com Educação e estou sempre envolvida com adolescentes e jovens, tenho essa mania de comparar muito as atitudes de hoje com as de algum tempo atrás (tá bom... do meu tempo!) É simplesmente inexplicável essa mudança de comportamento. Coisas simples como saber escutar, esperar, valorizar os outros, ceder um lugar à alguém mais velho, ter o cuidado com o "palavreado" diante de alguém desconhecido... é muito difícil percebermos essas atitudes nos dias de hoje.

E o pior de tudo é que esse tipo de comportamento não está presente somente na vida dos adolescentes e jovens não. Tem muito "barbado" por aí fazendo o seu "showzinho" e ainda por cima se achando o máximo. Gente que a todo custo quer ganhar proveito das situações e não têm o mínimo respeito por quem estiver a sua frente...

Esse sábado eu fui ao cinema com meu filho mais novo, que está completando 5 anos essa semana, e a fila pra comprar pipoca estava IMENSA! Quando me dei conta, várias mães estavam "furando a fila" e comprando a pipoca na frente de nós que estávamos esperando a mais tempo. Meu filho me olhou com seus olhinhos brilhantes e na hora me falou: "Ai mãe, vai ali... Todo mundo tá pegando pipoca pelo ladinho..." Eu pensei imediatamente... "Que tipo de exemplo essas mães estão dando aos seus filhos? Uma bela lição de falta de respeito com os outros!"

É claro que eu não furei a fila e esperei um tempo maior pra pegar a pipoca, mas o meu filho pelo menos, aprendeu que as pessoas que estavam à nossa frente mereciam receber a pipoca primeiro... e que era muito feio tentar enganar os outros.

Os exemplos valem mais do que mil palavras... E o respeito vale mais do que a pompa e as aparências perfeitas! A partir do momento em que respeitarmos mais, seremos mais respeitados... Afinal de contas o respeito não é imposto, e sim conquistado!

Humor do Dante...

A diferença entre advogados e engenheiros

Três Advogados e três Engenheiros estavam viajando de trem para uma conferência.

Na estação, os três Advogados compraram um bilhete cada um, mas viram que os três Engenheiros compraram um só bilhete.

- Como é que os três vão viajar só com um bilhete? (perguntou um dos Advogados)

- Espere e verá - respondeu um dos Engenheiros .

Então, todos embarcaram.

Os Advogados foram para suas poltronas, mas os três Engenheiros se trancaram juntos no banheiro.

Logo que o trem partiu, o fiscal veio recolher os bilhetes.

Ele bateu na porta do banheiro e disse:

- O bilhete, por favor.

A porta abriu só uma frestinha e apenas uma mão entregou o bilhete. O fiscal pegou e foi em bora.

Os Advogados viram e acharam a idéia genial.

Então, depois da conferência, os Advogados resolveram imitar os Engenheiros na viagem de volta e, assim, economizar um dinheirinho. (reconheceram a boa idéia dos Engenheiros, porém com a criatividade que é peculiar da própria profissão, resolveram melhorar).

Quando chegaram na estação, a história se repetiu, ou seja, os Engenheiros compraram só um bilhete mas, para espanto deles, os Advogados não compraram nenhum..

- Mas, como é que vocês vão viajar sem passagem? (um Engenheiro perguntou perplexo).

- Espere e verá - respondeu um dos Advogados.

Todos embarcaram e os Engenheiros se espremeram dentro de um banheiro e os Advogados em outro banheiro ao lado.

O trem partiu. Logo depois, um dos Advogados saiu, foi até a porta do banheiro dos Engenheiros, bateu e disse:

- A passagem, por favor !!!!

Meu (doce) vício...

Cada um tem um vício...

Tenho várias amigas que são fascinadas por shoppings, roupas, sapatos, bolsas... Eu nunca fui muito assim. Na verdade, eu nem gosto de ficar escolhendo, provando...
Meu marido é louco por sapatos, tênis... Eu nunca uma coisa dessas! Ele sempre acha que não tem o suficiente e não pode ver um par diferente que já quer comprar! Nossa... às vezes eu até brigo com ele! Eu uso um mesmo par de tenis por 2, 3 anos...
Ele sabe que sou assim... E com roupas não é muito diferente! Nunca gostei de exageros...
Mas essa semana descobri que sou compulsiva por uma coisa: LIVROS!
Sabe que eu nunca havia me dado conta disso? Eu sempre gostei muito de livrarias (aliás, esse é o meu point no shopping) e ultimamente tenho me deliciado em alguns sebos da região... Mas sempre achei que era algo normal... Até na quarta-feira dessa semana.
Eu simplesmente en-lou-que-ci quando descobri um sebo ma-ra-vi-lho-so e repleto de vários e belos livros! Eu estava com pouco dinheiro e acabei levando só o Pequeno Príncipe em quadrinhos... Há muito tempo eu queria um desses e estava novinho em folha... Mas deixei uns 4 ou 5 livros "escondidinhos" do fundo de uma prateleira pra eu pegar semana que vem...
Daí o que aconteceu foi que aquela velha pergunta que sempre faço pro meu marido quando ele quer porque quer um novo sapato, foi feita pra mim: "Mas pra quê mais livros? Você está cheia deles!" Ai... Mas livro é diferente... (Eu sei que tenho uns 18 que comprei e ainda não tive tempo pra ler, mas agora terminou esse negócio de TCC e vou ficar mais tranquila...)
*Meu marido também me proibiu de estudar na biblioteca da Universidade... O que acontecia é que eu ia pra lá pra estudar e começava a ver um livro, e outro, e outro... Nossa... Acho tanta coisa interessante na biblioteca... é incrível! Resultado: Um dia desses fiquei das 9:30 da manhã até as 16:30 lendo os livros... Quando me dei conta, nem tinha estudado a matéria que precisava! É até engraçado, mas as recomendações dele (meu marido) quando vou pra biblioteca são: "Vê se não vai ficar lendo, né?"
Ahhh... Livros são diferentes... Mês que vem iremos nos mudar e na nossa casa terá "aquela varanda com uma rede" tão desejada... Imagina eu tranquilinha lendo na rede? E ainda por cima teremos um quarto a mais, que pretendo fazer de biblioteca... Sonho com uma parede repleta de livros... do teto ao chão... Ai... ai... Já pensou?
Então... nada de shopping, de roupas, sapatos, cigarro ou bebidas... Meu vício com certeza são os livros!
Mas, creio que não é tão ruim assim... Aliás, cultura nunca é demais!

Missão cumprida!

Bem, hoje eu gostaria de compartilhar aqui com vocês sobre a minha banca de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso! Aconteceu ontem à noite na Universidade onde estudo, (ai, estudava! Oba!) na UNIVALI e graças a Deus deu tudo certo!
Passei o dia inteirinho de ontem ansiosa, nervosa... Não conseguia parar de pensar como seria o momento... Tentava ensaiar e as palavras fugiam... Que sensação ruim!
Minha mãe, meu pai, meu marido e meus dois filhos foram me assistir, estavam presentes nesses 20 minutos tão importantes da minha vida... Não poderia ser diferente pois eles fazem parte dessa minha vitória! Me acompanharam tão de perto... Me incentivaram tanto... Riram comigo e também choraram juntos nos momentos de desespero!

Essa foto foi tirada enquanto aguardávamos o início das apresentações... Minha mãe querida tentando me acalmar um pouquinho... É impressionante como por mais estejamos preparadas, em momentos como esse, a insegurança surge!


Olhem só a pressão... Essas três mulheres, são três mestras em Língua Portuguesa (duas têm mestrado em Literatura). E estavam ali justamente para me avaliar enquanto falava sobre a Literatura e as Mulheres do Romantismo e do Modernismo. Sim, o título do meu artigo é: As várias faces das mulheres: Uma breve análise das românticas e das modernas.

Mas graças a Deus, assim que comecei a falar a tranquilidade foi surgindo, as palavras foram aparecendo e encontrei nos olhares atentos a aprovação e o carinho... Consegui me sentir totalmente à vontade e ser simplesmente eu mesma...




Ao final da apresentação foram só elogios... A mim e a minha amiga e parceira Jana...

Foi realmente muito gratificante ver o esforço desses anos todos serem valorizados. Tenho certeza que esse final de etapa será marcante em minha vida... E consiste apenas em um começo de um Novo Tempo que Deus tem pra mim! Tenho essa convicção que muitas coisas estão reservadas pra minha vida!

Uma delas é a entrada no mestrado da Federal (UFSC) fim desse ano... Vou trabalhar justamente com esse tema das mulheres e sua importância na Literatura... Outra coisa será minha atuação em Escola particular e trabalhar diretamente com Ensino Médio! Não que eu não goste dos alunos do Ensino Fundamental... Mas até eles sabem que a minha grande paixão é a Literatura e quero colocar meus conhecimentos em prática!

Bem pessoal é isso! Desculpem se eu falei demais... Mas sempre acabo me empolgando com isso! Um beijo a todos e obrigada pelo carinho...

Quero voar...


Acordei hoje com uma inexplicável vontade de voar...
Percebi que não poderia dentro das paredes do meu quarto,
As paredes de casa eram apertadas.
As da sala de aula seriam, com certeza, mais estreitas ainda!
Apetecia-me voar...
Lembrei-me de Ícaro, o grego.
O primeiro homem a construir umas asas
que o libertassem do chão que o prendia...
Lembrei-me de Ícaro, o grego, e de seu sonho desfeito...
Desfeita suas asas que construiu...
Mas, apesar do desatre de Ícaro, não ficou provado que é proibido voar!
Mesmo sem ter asas...
Nisso passou um pássaro.
Vi-o da minha janela.
Apeteceu-me ir com ele...
Quero muito voar... Precisarei da ajuda de um pássaro?
Pensei melhor: "Não, basta pegar um livro!"
Foi o que fiz. E voei...

Que remédio...


Hoje passo aqui rapidamente só pra deixar um oizinho...

É que ando meia doentinha e meu filho mais novo com essa mudança de clima resfriou...

Já tem dois dias que ando em função dele...

Como todo início de inverno ele é internado com pneumonia... Não gosto nem de imaginar ele lá no hospital esse ano denovo... Então, todo cuidado é pouco!

Mas enfim... Com tudo isso nem me dei conta direito que quinta-feira agora é a minha banca de TCC - Sim! Daqui a dois dias apresento meu artigo final de conclusão de curso! Nem acredito...

Então... Tchau pessoal... Vou estudar um pouquinho...

Fazer o quê...

Delícia de frio...



Pois é gente... Hoje começou o inverno! E que delícia de frio está fazendo... (pelo menos aqui em Santa Catarina). Bem cedinho hoje os termômetros marcavam 11º... Mas creio que a sensação térmica era bem menor... Com essa chuvinha gelada, parece que tudo congela por dentro...

Ai, falando assim parece ruim, não é? Mas na verdade o frio é uma delícia! Eu pelo menos, amo! Andar agasalhada, com meia de lã, pantufas, um cobertor bem quentinho, dormir bem abraçadinho, tomar um chocolate quente ou uma sopinha bem cremosa... Essas e tantas outras coisas são privilégios que o inverno nos proporciona...
É claro que tem algumas desvantagens... Sair da cama, por exemplo! Lavar a louça, trocar de roupa e caminhar até a padaria requerem um pouco de coragem... Mas nada que seja superior aos outros prazeres do frio...
E nessa tarde de inverno quero mandar um beijo pra lá de quentinho para duas leitoras minhas muito queridas...
A Raquel, que é minha cunhada linda, mas a amo como uma verdadeira irmã... Ela sabe que vibro com cada vitória sua e meu coração chora por cada tristeza... Sei que a sua benção está próxima! Te amo!
E a tia Zanza, que é uma das minhas maiores incentivadoras... Já falei aqui sobre ela e seu enorme coração... Sou privilegiada por ter essa família linda... E uma tia tão amorosa e prestativa... Também te amo (lerda!)
Essas são verdadeiras coisas que aquecem o coração... até mesmo em meio a um frio cortante como esse!

Muito feliz...

No sábado passado eu escrevi aqui sobre tristeza...
Sim, é porque eu estava meio assim... Sabe?
E eu não consigo ser, escrever ou me manifestar
de um modo diferente do que estou sentindo!
É... não sei se é defeito ou qualidade,
mas sou transparente demais!
Não consigo nunca disfarçar meu estado emocional...
Contrariando o pensamento do mestre Fernando Pessoa
que afirmava convicto que:

"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente..."
Pois, pois...
Eu só escrevo o que sinto,
não tenho o dom de fingir que estou sentindo algo e escrever
como se fosse um sentimento real...
Confuso? Ah... Entendeu, né?
E o que acontece hoje é eu estou feliz!
Muito feliz na verdade...
Tão feliz que mal posso descrever o que é essa felicidade...
Estranho, não é?
A tristeza é fácil de explicar... é só buscar a dor e ir contando o que se passa...
Mas a felicidade é diferente!
Mil sentimentos bons e uma euforia incontrolável
dispersam as palavras...
Parece um saquinho de milho estourando no peito...
E por onde passamos deixamos as pipoquinhas espalhadas...
É... A alegria é contagiante!
Então nesse sábado eu desejo a você...
Muitas pipocas pulando no peito!
E se por um acaso, por alguma razão elas insistirem em não estourar...
Eu deixo cair aqui um bocado delas...
Um beijo e muita pipoca!

José Saramago encontrou um ponto final...


Sim, hoje morreu um dos maiores escritores portugueses dos ultimos tempos, aos 87 anos de idade José Saramago se foi.

Ainda na semana passada eu escrevi aqui no bloguinho sobre ele e seu livro "As intermitências da Morte"... É claaro, que mesmo eu não compartilhando de muitas de suas filosofias, eu o admirava muito, e ainda tem vários livros dele que ainda não li... "Ensaio sobre a lucidez" é um deles...

Na foto acima ele está com sua mulher Pilar, que aliás é uma belíssima história de amor... A maioria de seus livros vem com essa dedicatória: "A Pilar, minha casa." Ela era fã de Saramago e começou como uma amizade "cultural", depois os sentimentos amadureceram e chegaram ao casamento... Lindo, né? Mesmo ele tendo idade pra ser quase avô dela... é a vida!

Mas enfim... O escritor que não pontuava seus textos da forma tradicional, hoje encontrou o ponto final de sua vida... Mas ele continuará vivo aos olhos de todos aqueles que lerem os seus livros...

Essas pequenas coisas...

Às vezes nos deparamos com certas situações que nos fazem parar e repensar nossa vida... Será que estamos no caminho certo? (Se é que ele exista!) Andamos em um ritmo tão acelerado, ligamos o piloto automático e seguimos em frente... Tudo que enxergamos a nossa frente é visto como "obstáculos a serem superados"... Mas será?
Muitas vezes também me pego procurando eu mesma... Onde está aquela garota sonhadora e feliz de outrora? Será ela eu? Ou serei eu aquela imagem que hoje vejo no espelho? Não sei... Mas aquela garota... Ela habita ainda dentro de mim! Talvez em alguns momentos de profunda nostalgia... ou profunda lucidez!
Gostaria muito de saber qual o momento exato em que as coisas que realmente importam se perdem... Não dá pra saber! Será um caminho errado que seguimos? Um conselho que não escutamos? Uma flor que não apreciamos....
Não sei... Mas uma coisa hoje me fez parar e pensar nessas outras... Foi uma história! Uma belíssima história de amor... (Sim, aquela garota sonhadora ainda vive em mim!)
Foi a história de um homem que viveu muitos anos junto a sua mulher, e quando estavam envelhecendo, ela começou a sentir os sintomas da doença de Alzheimer. A doença progrediu a tal ponto que sua mulher não mais o reconhecia... Ela foi internada em uma clínica e lá TODOS os dias aquele homem ia visitá-la. Certa vez uma das enfermeiras perguntou àquele senhorzinho o porquê dele estar ali todos os dias: "Sua mulher não o reconhece mais, ela nem sabe quem o senhor é!" e o homem respondeu:
"Não importa que ela não me reconheça... Eu reconheço ela! Eu sei quem ela é!"

Humor do Dante...

Bem gente, inspirada no jogo do Brasil de ontem, eu vou colocar aqui um pouquinho de VERDE-AMARELO e algo muito interessante que recebi do Dante sobre a Copa...

As frases dos ônibus das delegações para a Copa....

África do Sul: Futebol aqui é preto no branco.
Alemanha: A caneca é nossa!
Argélia: Sem essa de nadar, nadar, nadar e morrer nas dunas.
Argentina: Gracias, Dunga.
Austrália:
Tirando onda dos adversários.
Brasil:
Um ônibus, 10 volantes.
Camarões:
Um time meio sem cabeça, mas cheio de pernas.
Chile: Um país inteiro tremendo de esperança.
Coreia do Norte:
Vamos bombar nesse mundial!
Coreia do Sul:
Vamos nos matar em campo. Mas se o jogo for contra a Coreia do Norte, matamos eles.
Costa do Marfim:
Vamos, Elefantes! E ai de quem trombar com a gente.
Dinamarca:
Ficaremos com os louros da vitória.
Eslováquia:
Perdemos a Tcheca, mas não perdemos a honra.
Eslovênia:
Pela milésima vez, não temos nada a ver com a Eslováquia.
Espanha:
Não vamos fazer feio: convocaremos a Penélope Cruz.
Estados Unidos:
Ê ô, ê ô, o Osama é um terror.
França:
Desodorantes podem estar vencidos, o time nunca.
Gana:
Gatos em pele de leões.
Grécia:
Chuto, logo existo.
Holanda:
Ônibus ecológico: fumaça só do lado de dentro.
Honduras:
Em busca de um sonho. Ou pelo menos de um presidente.
Inglaterra: Chá com a gente.
Itália:
A Copa do Mundo é massa.
Japão:
A gente caberia numa van, né?
México:
Se buscamos nosso lugar ao sol, porque temos que usar esses malditos sombreros?
Nigéria:
Vamos tirar a barriga da miséria.
Nova Zelândia: Mas que diabos da tazmânia estamos fazendo aqui?
Paraguai:
Copa do Mundo por apenas R$ 1,99.
Portugal: Seremos campeões em plena Ásia!
Sérvia:
Vai dar Zebracovic.
Suíça:
Vamos dar um chocolate neles.
Uruguai: Gaúcho é a mãe, tchê.

Essa SEMENTEIRA que se chama vida...

Não tenho dúvidas que a vida é uma grande sementeira...
Tudo aquilo que plantamos, iremos colher um dia!
Não podemos esperar paciência, amor e compreensão dos outros
Se não agimos dessa forma...
O que temos semeado ultimamente?

Muitas pessoas sonham em ter uma vida feliz, um casamento feliz,

Filhos amáveis, bons relacionamentos...

Mas têm semeado ofensas, amargura, grosserias, impaciência...
Lembre-se:

A sua sementeira só lhe dará os frutos que você plantou!

E quanto mais plantar, mais irá colher!

Quanto mais sementes... Maior a sua colheita!

*E pra quem está esperando colher algo há muito tempo,
e não vê sinal de fruto algum...
Antes de perder as esperanças,
veja o que te espera:

"...Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes..." (Sl 126:6)

Tristeza...

A tristeza é uma dor que atinge a alma...
Impressionante como esse sentimento tem a capacidade

de sugar todas as nossas energias e perspectivas...
As esperanças esvaem-se num piscar de olhos,
e uma vontade surge inesperadamente...
A de se isolar de tudo e todos
e num cantinho escuro e sombrio da existência
não ser encontrado por ninguém...
A não ser por essa dor que nos aflige.
(Andresa Notari G. Magalhães)

A arte de ser feliz!



"Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim."

(Cecília Meireles)


*Lindo, lindo, lindo esse poema não é?
Essa última estrofe que está grifada eu utilizei no desfecho do meu artigo e comparei com os 3 modos de um professor encarar a profissão...
Vou compartilhar aqui com vocês!

Como no poema de Cecília Meireles, citado acima, cada educador tem a liberdade de escolher um caminho: existem aqueles que preferem fazer “vistas grossas” à defasagem escolar e acreditar que os problemas não existem, caracterizando o pensamento de Paulo Freire: “os professores fingem que ensinam, enquanto os alunos fingem que aprendem” .
Há também os professores que estão cientes de toda essa problemática no ensino, e me refiro aqui muito além da encontrada apenas em sala de aula, mas por comodismo ou mera indiferença, acham que não é o seu papel. Esperam que os outros façam, pois não se sentem capazes.
Mas agora gostaria de mencionar um terceiro grupo de educadores, grupo o qual merece ser evidenciado e seguido por nós, que estamos começando nessa carreira. É aquele que se dispõe a “aprender a olhar” e que não fica alheio aos problemas encontrados na educação. Esse professor sabe que irá encontrar pela frente muitos alunos que dizem “não gostar de estudar”, mas, diferente de seus colegas acima, encaram uma situação dessas como um desafio.
É o tipo de professor que encontra no olhar de um aluno a satisfação pessoal e que acima de tudo acredita na educação. Acredita que através de sua atitude outros se tornarão melhores, que através da sua paixão outras pessoas serão “contaminadas”. São estes profissionais, que nós, concluintes do Curso de Letras, iremos ser.

Humor do Dante

Bem gente, particularmente eu não gosto muito de piadinhas sem graça, mas tem um amigo do meu marido, o Dante (grande figura!), ele e sua mulher Nádia são amigos muito queridos que Deus nos enviou. E então, o Dante envia sempre umas histórias de humor muito legais... Sempre que aparece email dele, eu abro e já sei que será risada na certa!
Então resolvi criar um espaço aqui no Bloguinho para Humor e vou postar algumas piadinhas, que o Dante envia, é claro!


ENTERRO EM CUBA

Toda a família em Cuba se surpreendeu quando chegou de Miami um ataúde com o cadáver de uma tia muito querida.
O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto estava colado no visor de cristal...
Quando abriram o caixão encontraram uma carta, presa na roupa com um alfinete, que dizia assim:
Queridos Papai e Mamãe.
Estou lhes enviando os restos de tia Josefa para que façam seu enterro em Cuba, como ela queria.
Desculpem por não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que, aproveitando as circunstâncias, lhes envio.
Vocês encontrarão, dentro do caixão, sob o corpo, o seguinte:
12 latas de atum Bumble Bee,
12 frascos de condicionador,
12 de xampu Paul Mitchell,
12 frascos de Vaselina Intensive Care (muito boa para a pele. Não
serve para cozinhar!),
12 tubos de pasta de dente Crest,
12 escovas de dente,
12 latas de Spam das boas (são espanholas),
4 latas de chouriço El Miño.
Repartam com a família, sem brigas!
Nos pés de titia estão um par de tênis Reebok novos, tamanho 39, para o Joseíto (é para ele, pois com o cadáver de titio não se mandou nada para ele, e ele ficou amuado).
Sob a cabeça há 4 pares de "popis" novos para os filhos de Antônio, são de cores diferentes (por favor, repito não briguem!).
A tia está vestida com 15 pulôveres Ralph Lauren, um é para o Robertinho e os demais para seus filhos e netos.
Ela também usa uma dezena de sutians Wonder Bra (meu favorito), dividam entre as mulheres;
Também os 20 esmaltes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão.
As três dezenas de calcinhas Victoria's Secret devem ser repartidas entre minhas sobrinhas e primas.
A titia também está vestida com nove calças Docker's e 3 jeans Lee. Papai, fique com 3 e as outras são para os meninos.
O relógio suíço que papai me pediu está no pulso esquerdo da titia.
Ela também está usando o que mamãe pediu (pulseiras, anéis, etc).
A gargantilha que titia está usando é para a prima Rebeca, e também os anéis que ela tem nos pés.
E os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as conhecidas e amigas, ou, se quiserem, as vendam (por favor, não briguem por causa destas coisas, não briguem).
A dentadura que pusemos na titia é para o vovô, que ainda que não tenha muito o que mastigar, com ela se dará melhor (que ele a use, custou caro)..
Os óculos bifocais, são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele usa, e também o chapéu que a tia usa.
Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola. Eles não são exatamente os que ela necessita, mas que os use mesmo assim, porque são caríssimos.
Os olhos da titia não são dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska.
A peruca platinada, com reflexos dourados, que a titia usa também é para a Katiuska, que vai brilhar, linda, em seu casamento.
Com amor, sua filha
Carmencita.

PS1: Por favor, arrumem uma roupa para vestir a tia para o enterro e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois realmente ela ajudou até depois de morta.
Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não dá cupim); podem desmontá-lo e fazer os pés da cama de mamãe e outros consertos em casa.
O vidro do caixão serve para fazer um porta-retrato da fotografia da vovó, que está, há anos precisando de um novo. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro) Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva.
Na alegria destes presentes, não se esqueçam de vestir a titia para o enterro!!!

Com amor, Carmencita.

PS2: Com a morte de tia Josefa, tia Blanca caiu doente.Façam os pedidos com moderação. Bicicleta não cabe nem desmontada e carburador de Niva, modelo 1968, aqui ninguem ouviu falar.

...


É por isso que eu AMO a literatura... Sempre conseguimos encontrar nas palavras de alguém algo que não sabemos explicar...

Deixa eu explicar: Acho que dá pra perceber que eu AMO as reticências... Sinceramente não consigo escrever sem elas! Gosto dessa sensação de ter deixado algum pensamento no ar... Acho muito poético e sensível!

E nessas minhas andanças pela leitura, encontrei uma frase singela de Mário Quintana, mas que expressa muito bem o verdadeiro sentido as reticências...

"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho" (Mário Quintana)

FI-NAL-MEN-TE !


Comentei alguns dias atrás como essa semana seria importante pra mim e quantas coisas haviam por fazer! Bem, eu nem acredito ainda, mas hoje consegui terminar o artigo final pra conclusão de curso... Sim, meu TCC está pronto! (Bem, ainda falta a correção final da minha orientadora, mas serão apenas alguns detalhes... eu espero!)
Nossa gente, não sei explicar a sensação que estou sentindo... Achei que não conseguiria... Sem contar que hoje quase pirei... Sério, cheguei na Universidade com os olhos inchados de tanto chorar... E quem diz que eu consigo me concentrar... Parecia que todas as palavras tinham desaparecido do meu vocabulário... Que sensação horrível! E saber que agora está pronto... Dá até vontade de soltar foguete (e olha que eu não gosto de barulho!)
Simplesmente esses 3 últimos dias eu passei mais na biblioteca da Universidade do que na minha própria casa... Hoje eu fiquei lá das 9:30 da manhã até as 7:30 da noite... Ufa! Estou cansada de pensar, queria ficar alguns dias sem ter que pensar em nada...
Mas como já falei no início da semana... Minha lista ainda não terminou! Faltam mais alguns trabalhos e minha última aula de estágio que será na quinta-feira...
Bem, mas antes disso, vou aproveitar essa noite pra colocar minha casa em dia (que está uma bagunça, diga-se de passagem)...
Então é isso pessoas. Um beijo e até.

Ah... E bom descanso (pra vocês!)

*Ah (2)... E um beijo especial pra minha amiga e parceira de estágio Jana. Na verdade o artigo é nosso, e quando falo aqui no "meu artigo" não é pra te desmerecer... Eu sei que você também sente ele como se fosse "seu", pois cada uma conseguiu cuidar da sua parte com maestria e sacrifício... Te amo amiga (te amo mesmo e não amo-te), não adianta corrigir... Com você essa faculdade se tornou bem mais leve e alegre!

As intermitências da Morte


Bem, hoje terminei de ler o livro de José Saramago (As intermitências da morte) e como de costume resenhei ele. Vou ser sincera em dizer a vocês que não foi um livro fácil de ler, uma linguagem bem "pesada" e de difícil compreensão, sem contar que no meio do livro tive uns "desentendimentos" com o autor, o que me trouxe certa decepção para com sua pessoa que admirava tanto... Mas enfim, vou postar a resenha crítica aqui e pra quem gostar, vai a dica de uma leitura.

“No dia seguinte ninguém morreu”. É assim que inicia a trama protagonizada pela morte, que insatisfeita com a antipatia dos seres humanos pela sua figura resolve dar uma amostra do que é viver eternamente, ou simplesmente como é viver em um país onde as pessoas não morrem.
A história pode ser dividida em três partes: na primeira, onde as pessoas têm que se adaptar ao novo estilo de vida (o de não-morte) e que passa do momentâneo contentamento até os mais inusitados problemas que decorrem “de não se morrer”. José Saramago aborda através dessa problemática várias questões sociais, políticas e religiosas. Problemas que vão desde a superlotação em hospitais e asilos até a intolerância dos familiares com os “entes queridos” que se encontram no estado de não morte. Problemas que vão desde a adaptação das funerárias e seguradoras, na ânsia de não perderem toda a clientela até a impotência (e conivência) do governo diante de uma máphia que quer tirar vantagem em todas as situações. Dentre tantos outros que permeiam as estratégias da igreja católica em não perder seus fiéis que se encontram desacreditados na vida eterna (no céu).
A segunda parte da história é onde a morte se apresenta ao leitor, através de uma carta, onde explica o motivo de ter se afastado das suas funções e comunica que as mortes voltarão a existir, mas para não “pegar” as pessoas desprevenidas, ela as comunicará com uma semana de antecedência. Não é surpresa quando nos deparamos com uma nova crise nesse país imaginário de José Saramago, aonde os seus habitantes vivem em pânico à espera da carta cor violeta que precede os seus últimos dias de vida. Nesse momento do livro podemos perceber a morte como uma pessoa, ela é totalmente humanizada pelo autor.
E por fim, percebemos um novo momento na história, que pega a morte de surpresa quando se depara com um músico que consegue “escapar” de sua sentença. A protagonista aqui fica intrigada com esse homem que já era para estar morto e ainda vive e decide visitá-lo, pra ver o que há nele de diferente e que providências tomar. O contato da morte com a vida é tão inusitado, que ela começa a se questionar em como seria ter um “cão”, “sentir sede” e se sensibiliza diante da vida, algo desconhecido pra ela.
O livro termina com a própria morte se “vestindo” de mulher, com o intuito de entregar em mãos a carta violeta ao músico, mas esta se rende à vida e aos prazeres que ela pode lhe proporcionar. Após conversar com o homem e lhe dizer que tem uma carta para lhe entregar, a morte vai até o apartamento dele, pede que este toque uma música pra ela, e quando o músico quer chamar um táxi pra ela, esta diz que ficará essa noite com ele. Eles se beijam, vão para o quarto e despem-se e ali acontece o inusitado: várias vezes, segundo o autor. Após o homem dormir (a morte não, pois nunca dorme) ela pega a carta e a queima com um fósforo. Inesperadamente a história termina assim:
“A morte voltou para a cama, abraçou-se ao homem e, sem compreender o que estava a suceder, ela que nunca dormia, sentiu que o sono lhe fazia descair suavemente as pálpebras. No dia seguinte ninguém morreu.”

Sobre o autor: SARAMAGO, José. As Intermitências da Morte – São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

José Saramago nasceu na província portuguesa do Ribatejo, em 1922 e é romancista, poeta e dramaturgo. Ganhou renome internacional após a publicação de seu livro Memorial do Convento (1984). Em 1995 ganhou o prêmio Camões (distinção máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa) e em 1998 ganhou o prêmio Nobel em Literatura. Nos vale aqui ressaltar que Saramago foi o primeiro autor de Língua portuguesa a ganhar esse prêmio. Suas obras são caracterizadas pelo seu forte senso crítico e posicionamento político e religioso (ou não- religioso). Já sofreu inúmeras críticas da igreja católica com suas obras: “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991) e “Caim” (2009). Após o lançamento de seu livro em 1991 (O Evangelho Segundo Jesus Cristo), foi censurado pelo governo português e exilou-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias – Espanha, onde vive até os dias de hoje.

Semana Decisiva


Bem, essa semana que se inicia será definitivamente DECISIVA... Preciso terminar meu artigo de conclusão de curso, pois minha banca de TCC será dia 24/06. (Jesus! Menos de um Mês... 18 dias somente!)
O que me assusta (e me assusta mesmo!) é que ainda só tenho 5 páginas escritas... Tenho exatamente uma semana pra terminá-lo............................................................ Depois das correções, preciso me concentrar na elaboração da apresentação... Bem, mas isso não me assusta. Gosto de apresentar os artigos que escrevo!
E ainda por cima tenho outro artigo pra escrever até semana que vem... Esse veio por conta das 20 horas de voluntariado que preciso cumprir por ter ganho uma Bolsa de 30% da Universidade. Esse sim estou meio perdida... Fui tentar mexer nele esse feriado, mas não consegui... Parece que embaralhou tudo!

Digo que é decisiva pois além disso ainda tenho os demais trabalhos das outras disciplinas (semana de avaliações), minha casa, meus filhos e minha pós... E como se não bastasse é DECISIVA também a minha semana no fator dinheiro... money... dindim... bufunfa! Se algo de extraordinário não acontecer, eu nem poderei me formar...
Mas graças a Deus eu tenho a graça de Deus. Nos momentos de aflição eu consigo parar tudo e pedir a tranquilidade do alto. Deus tem sido maravilhosamente bom pra mim... Só pelo fato de ter me dado um marido que me incentiva, me apoia e muitas vezes não vê a bagunça da casa, o almoço feito às pressas, o armário sem as roupas passadas e ainda por cima sente orgulho do que escrevo e faço... Não tem recompensa maior!
Sei que Deus tem muitas coisas reservadas pra nós, e essa Faculdade estava nos planos dEle... Foi exatamente Ele que plantou em meu coração essa paixão pelas Letras e a ânsia pelo conhecimento... Tenho uma convicção firme que lá na frente poderei olhar para os dias de hoje com aquela sensação de "valeu o esforço", ou "estou colhendo os frutos do que plantei com sacrifício".
Bem, esse post que começou como um desabafo apavorado, termina aqui com uma oração de gratidão. Mas o que poderia eu esperar de um Deus que "é poderoso para fazer infinitamente além daquilo que pedimos ou pensamos"? (Ef 3:20)

*Por mais difícil que seja a situação... Eu sei em quem tenho crido.

Queria muito...

Sempre fui meia metida com as coisas... No colégio, na família, com os amigos, na igreja, faculdade, etc, etc... É da minha natureza querer fazer tudo, abraçar o mundo e entender de tudo... Daí aparecem certas coisas que me deixam "boiando". Não suporto essa sensação de "não saber", "não poder"... Fico me sentindo ignorante e boba...
Por exemplo, eu QUERIA MUITO entender de política... Mas não sei, não há quem a faça entrar na minha cabeça... Ainda mais agora em época de eleição... Eu recebo vários e-mails falando mal de uns, bem de outros... É triste não ter uma posição política definida... A gente fica acreditando em tudo que lê... Mas se contar que tudo que vem nesses períodos de campanha, fazem parte de uma campanha... Não dá pra escrever tudo que aparece... O que é certo realmente? Não sei... Definitivamente minha posição é que eu não gosto de política! (Mas gostaria muito de entendê-la!)
Outra coisa que eu QUERIA MUITO saber era cantar... Acho lindo quem sabe cantar e tem a voz bonita... Às vezes eu babo escutando as pessoas cantarem. E definitivamente minha voz não é bela... Descobri isso após conhecer meu marido (que é músico), até então eu achava que cantava muito! Me convenci do contrário após escutar uma gravação minha cantando... Não gosto nem de lembrar! Mas enfim... nem por isso eu deixo de cantar... Continuo amando cantar... com minha voz desafinada mesmo... Quem se importa? (eu!)
Também tem o "lance" do inglês... Eu não entendo nada de inglês! Sempre fugi dessa matéria (na escola optei por espanhol) e na Faculdade de Letras consegui uma grade que não contemplava essa disciplina... Resultado: Arrependimento! QUERIA MUITO entender, falar, ler e escrever o inglês... Sem contar que eu necessito muito agora dessa língua... E todos sabem o inglês! Ninguém acredita que eu sendo professora de Português não entenda nada disso! Pois é, não sei! ...Mas queria muito saber!
E sabe outra coisa que eu QUERIA MUITO fazer, mas não consigo? Ler jornal... Acho o máximo ver pessoas lendo jornal, se informando... Todos que têm esse hábito são pessoas inteligentes e com a mente aberta... Bem resolvidas e esclarecidas. Já tentei inúmeras vezes criar esse hábito... Mas não consigo! Acho a leitura cansativa e "chata", e quando me dou conta estou nas crônicas... Isso sim eu amo no jornal... Mas comprar um jornal só pela crônica... Nunca vi disso!
Também gostaria muito de ser "moderada" com a alimentação. Acho um charme ver pessoas comendo pouquinho, se negando as frituras, refrigerantes e guloseimas... Mas sabe que eu não consigo! QUERIA MUITO ser elegante e não me enlouquecer diante de uma porção batatas fritas, pizza, Coca-cola, chocolate, Mc Tudo...! Ai que difícil!
E por fim (mas não menos importante) QUERIA MUITO poder conviver com essas coisas sem que elas me incomodassem! E pronto!

Nostalgia...

Preciso estudar, mas lá fora a chuva cai. Fica difícil se concentrar com o barulhinho da chuva caindo... Meus pensamentos começam a voar...
Penso em pegar uma coberta e ir para o sofá ver um filme. É... Um filme bem romântico!Daqueles que fazem chorar... Chuva combina com coberta e filme... E choro também. Ah! E pipoca... Já falei que amo pipoca? Não tem combinação melhor!
Certas coisas nasceram pra combinar com outras... O sol combina com pique-nique e andar de bicicleta. Livro combina com uma rede bem gostosa... A rede combina combina comigo... E uma música que fale à alma... Noites compridas combinam com velhos amigos e saudades.
Eu... Bem, eu combino com você! Tem tudo a ver! Podíamos assistir juntos ao filme debaixo das cobertas... Comer pipoca e chorar... Não! Não gosto de chorar ao seu lado... Isso me faz parecer boba! Definitivamente assistir filme e chorar é programa pra se fazer sozinha... Ou então junto de uma grande amiga!
Grande amiga combina com Babi... E Babi com saudade... Saudade é uma dor que o tempo não apaga... Só faz aumentar!
Amizade combina com cumplicidade e sorriso... Sorriso combina com meus filhos... Meus filhos combinam comigo! Sim, combinam muito comigo e com shopping, cinema, passeio e lanche... Sair pra passaear combina com finais de semana e feriados. Oba! Hoje é feriado!
Mas chove... E chuva combina com nostalgia... O que mesmo eu queria? Estudar, passear ou assistir um filme?
Gosto de escrever pois assim posso ir a milhões de lugares sem sair do lugar... O corpo fica, mas o coração vai! Difícil mesmo é voltar. É como ler um bom livro... Terrível quando se aproxima do fim. Não me conformo direito que a história acabou... Após ter convivido tantos dias com aquelas personagens, ter simpatizado com uns e morrer de antipatia por outros... É duro terminar... Pra onde eles vão? Realmente é muito triste quando um livro acaba... Em algum lugar a história deveria conttinuar!
O bom é que em outro livro, outra história me aguarda e várias personagens diferentes e curiosas... Chuva combina com um bom livro!
Bem, acho que vou ler um pouquinho!
Beijo e até.

(Esse post me deixou com muitas saudades da Babi... Essa foto tiramos em um hotel de Lages quando fomos viajar pra São Joaquim. Amiga, quando lembro de você é assim, sorrindo!)

Viver vale a pena!


"Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,
que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim...
e que valeu a pena."
(Mário Quintana)