Li, gostei e recomendo...


Acabei de ler esse livro, que além de retratar uma realidade áspera e seca (como a vivida pelo povo do sertão), é uma obra belíssima! Graciliano Ramos extrai a essência da vida dos retirantes e vai além... Faz-nos refletir sobre as nossas próprias vidas!
A história é de uma família que foge da seca, em busca de água, alimentos, sombra (recursos mínimos para viver). Ela é composta pelo pai (Fabiano), a mãe (Sinhá Vitória), o filho maior, o filho menor, a cachorra Baleia e o papagaio. Já de início percebemos a falta de identidade que é sofrida por este povo: Os filhos não têm nome, porém a cachorra sim(inclusive sonha)... Já as crianças não têm perspectivas nenhuma, uma almeja ser igual ao pai e o outro igual a mãe!
No início do livro eu me indignei com o tratamento áspero que o pai dispensava aos filhos, mas no decorrer das páginas fui preeenchida de enorme compaixão por perceber a miséria humana.
Aí vai a dica: VIDAS SECAS é, sem dúvidas, um livro belíssimo... Rápido e gostoso de ler... E além de tudo, nos faz sentir privilegiados pela vida que temos.

1 Comment:

Imilena Oliveira said...

Eu li esse livro na epoca do colégio, ate hoje tenho guardado comigo é um excelente livro!!