A realidade dói...

Li, gostei e recomendo...


Acabei de ler esse livro, que além de retratar uma realidade áspera e seca (como a vivida pelo povo do sertão), é uma obra belíssima! Graciliano Ramos extrai a essência da vida dos retirantes e vai além... Faz-nos refletir sobre as nossas próprias vidas!
A história é de uma família que foge da seca, em busca de água, alimentos, sombra (recursos mínimos para viver). Ela é composta pelo pai (Fabiano), a mãe (Sinhá Vitória), o filho maior, o filho menor, a cachorra Baleia e o papagaio. Já de início percebemos a falta de identidade que é sofrida por este povo: Os filhos não têm nome, porém a cachorra sim(inclusive sonha)... Já as crianças não têm perspectivas nenhuma, uma almeja ser igual ao pai e o outro igual a mãe!
No início do livro eu me indignei com o tratamento áspero que o pai dispensava aos filhos, mas no decorrer das páginas fui preeenchida de enorme compaixão por perceber a miséria humana.
Aí vai a dica: VIDAS SECAS é, sem dúvidas, um livro belíssimo... Rápido e gostoso de ler... E além de tudo, nos faz sentir privilegiados pela vida que temos.

De mãos dadas...




É fácil falar das coisas que nos trazem orgulho, que nos fazem mais felizes... Mas é difícil falar daquilo que gera frustrações... Acabo de ter uma experiência dessas... Dessas que não são fáceis de falar, que o peito aperta quando lembramos! Como pode um professor, ter que se negar a ensinar, por falta de condições para fazê-lo? É assim que me sinto... Ipotente diante dos alunos e do sistema...
Eu acredito muito na educação, e mesmo estando ciente da precariedade do nosso ensino em muitas instituições (principalmente públicas), creio que nossas crianças e adolescentes necessitam apenas de alguém que acredite neles e lhes dispense a atenção e tempo necessários, para que tornem-se cidadãos do bem! Não acredito que sonhar com uma educação melhor seja utopia, mas se unirmos forças e disposição, poderemos mudar esse quadro.
Mas... voltando ao acontecimento que tem me tirado o sono ultimamente, saí de uma das escolas que estava lecionando, por não ter condições de falar em sala de aula. Não culpo de todo os alunos (ou grande parte deles), que vêm para escola, com o único intuito de brigar, de agredir (física e verbalmente) colegas e funcionários e acham-se os "donos do Bairro"... Não! Creio que o maior culpado dessa situação é o sistema, a coordenação da própria escola, que veem dia após dia "um espetáculo novo" e ficam de braços cruzados diante dessa situação... Pessoas que não acreditam no futuro e preocupam-se apenas com seu umbigo...

Ser educador não é apenas bater o ponto e achar que sua missão está cumprida... Não é ignorar esse tipo de situação, achando que não é o seu papel, sua função... Educar é um ato bem mais sublime... É o de querer a todo custo, acender sua "luzinha", mesmo que seja única em meio à escuridão! Quem sabe no caminho encontramos outras "luzes acessas" e em unidade consigamos trazer um pouco de perspectiva e esperança para uma geração que não desfruta de grandes sonhos!

Por que o amor?


Há muito tempo queria criar um blog, mas por falta de tempo, de disposição... fui adiando e adiando... até que decidi finalmente criá-lo!
Busco nesse espaço compartilhar um pedacinho de mim... Sim, pois o que tenho de mais valioso (que é o meu tempo), irei dispensá-lo aqui... compartilhando um pouco de minhas vivências, um pouco de meus saberes, expectativas, anceios e frustrações.
Amar... senão amar, foi somente o que surgiu em minha mente quando busquei um nome para esse blog! Acredito firmemente que o amor é o princípio, o meio e o fim de tudo... O amor não é apenas sentimento, e sim decisão! Sem amor não sobreviveríamos... não seríamos capazes de sonhar, de nos relacionar, de acreditar nas pessoas e no milagre da transformação!
O amor é sublime e nos faz ser cada vez melhores. O amor nos aproxima de Deus e nos atrai para Sua presença. O amor é a razão pela qual respiramos!